Instagram, inteligência artificial, redes sociais, segurança digital, solitude e futuro
Última do Ano
E o desafio é tentar pilotar essa astronave chamada futuro e falar sobre algumas tendências do marketing e comunicação para 2025. Quem viver, verá!
Novidade no Instagram
O Instagram prepara-se para uma guinada nos formatos para 2025. O post quadradinho, na proporção 1 por 1, cede lugar ao 4:5, 1.080 por 1.350 pixels. A mudança já vem sendo aplicada em alguns feeds e, em breve, será para todos. A Meta tem atualizado o layout da plataforma para acompanhar o consumo de conteúdo, como é o caso das fotos verticais no grid.
Reconquista
Depois da febre, as redes sociais passam a enfrentar o desafio de reconquistar a atenção do público. O mesmo vale para as marcas que utilizam essas plataformas para publicidade. A tendência para o próximo ano, é que a qualidade do engajamento seja mais valorizada do que métricas simples. Para atrair e envolver os consumidores, os anúncios precisarão ser ainda mais criativos e personalizados.
Você robô!
A inteligência artificial segue como tendência para 2025. Uma das novidades, que chega forte ao mercado para auxiliar empresas de todos os portes e segmentos, são os bots integrados que permitem estabelecer via Instagram conversas com assistentes virtuais, como se fossem humanos, respondendo com diálogo fluído e capacidade de respostas para todas as dúvidas dos clientes. É possível inclusive fechar pedidos, enviar cobranças, além de integrar o sistema a bancos de dados e à central de relacionamento com o cliente.
Segurança digital
Com o avanço das tecnologias, vem a necessidade de investimento pesado em cibersegurança, com foco em proteger redes, aplicativos, sistemas de nuvem e ainda conscientizar seus usuários sobre boas práticas de segurança. A cibersegurança deve ser uma prioridade integral no processo de adoção de novas tecnologias, seja na iniciativa privada ou no poder público.
Antes só…
Do que mal acompanhado. O ditado popular encontra ressonância no comportamento da população mundial. O número de pessoas que moram sozinhas vem crescendo nas últimas décadas. 484 milhões de lares são formandos de uma única pessoa, representando 20% do total. Esse número deve aumentar em 48% até 2040, criando uma grande oportunidade para marcas desenvolverem produtos e serviços voltados a esse público, com foco na conexão emocional.
Frase
“A melhor forma de prever o futuro é criá-lo”.
Peter Drucker, escritor e pensador austríaco